quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DISPONIBILIDADE

 É um estado de quem não tem ocupação, dever ou função obrigatória. Diz da pessoa desvinculada de interesse imediato, disposta cooperar.
Abraão já velho e adiantado em idade chama seu servo Eliezer, que tinha todo o governo da casa em suas mãos e propõe-lhe buscar uma noiva para seu filho Isaque. Abrão com medo que seu mordomo tomasse das filhas dos cananeus, faz este jurar que iria a sua terra buscar uma mulher para Isaque. Eliezer disse a Abraão: Se porventura a mulher que eu encontrar não quiser vir, levarei Isaque de volta a sua terra?


Disse Abraão: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. O anjo do Senhor irá a tua frente para que tomes uma mulher de lá para meu filho.
O servo tomou dez camelos fora da cidade junto a um poço d'água, pela tarde, ao tempo que as moças saiam a tirar água. Orou Eliezer ao Senhor pedindo um encontro com a futura noiva filho de seu amo. E sucedeu que antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saia com seu cântaro sobre o seu ombro. Ela encheu o seu cântaro na fonte. E então o servo correu ao seu encontro e disse: Ora deixe-me beber um pouco d'água do seu cântaro(v14). E ela disse: bebe meu senhor, e apressou-se, e abaixou o seucântaro sobre a sua mão, e deu-lhe de beber. E, acabando ela de que dar de beber disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. E apressou-se, e vazou o seu cântaro na pia, e correu outra vez ao poço para tiar a água, e tirou para todos os seus camelos. E o varão estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada ou não. E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o varão um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para suas mãos, do peso de 10 siclos de ouro.

Nós podemos tirar como lição para nossa vida espiritual alguns detalhes:

1º Toda a ação de Eliezer se restringe em confiança e respeito mútuos;
2º Tudo que tinha que fazer orava ao Senhor primeiro para ser direcionado por Ele;
3º Na questão de dar água para os camelos, ele praticamente não pediu para fazê-lo, considerando que um camelo bebe mais ou menos 60 litros de água;
4º Ela se prontificou a tirar do poço, o que não era fácil, toda a água necessária sem pedir nada em troca.

     Isto nos mostra que nós temos que estar disponíveis para fazer a obra. Não condicionando Deus nestes assuntos. é como se dissesse: Se tu deres-me o que preciso farei. Se me abençoares, farei grandes coisas na igreja. Não é assim que Deus trabalha. Primeiro ele vê a sua disponibilidade em fazer em prol da obra. Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(Este versículo fala de vestir, comer e beber).
     Deus observa o trabalho de cada servo, pela maneira com que desprende a fazê-lo. Com alegria, emoção por estar fazendo o que lhe agrada. Quando isto acontece, o Senhor, prontamente concede aquilo que o servo necessita (Sl 37.4). Porém, há um outro ponto a ser observado: aquele servo que faz as coisas murmurando, reclamando, vendo o que a mão direita está fazendo, Deus retarda sua promessa, até que aprendsa como se dirigir ao Senhor.
    Como Rebeca se dispôs a dar água, que não foi pouca, aos 10 camelos, sem questionar, assim devemos nós fazê-lo de todo coração.

De Edison Fraga.

Assim começo o blog "Caminhe no Caminho" sem querer nada em troca, apenas a alegria a Alegria da Salvação no meu coração.

Meu compromisso é com o evangelho genuíno e simples. O evangelho é Jesus e Jesus é o evangelho. Caminhe no Caminho. João 14:6

Alexandre Baldin 2012

3 comentários:

  1. Muito bom seu blog.
    Deus o abençoe com inspirações que nos edifique.
    Abraços.
    Rita Ragazini

    ResponderExcluir
  2. Rita, por favor, continue seguindo, curtindo, compartilhando e opinado pq a sua participação é de muita importância. OK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então , eu estou querendo postar um artigo ai no seu blog mas acho que não é possível!

      Veja isso:
      Escolha A Quem Servir | Pr. Olavo Feijó

      Josué 24:15 - ¶ Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

      Chegou um momento em que o líder Josué precisou chamar às falas o povo que conseguiu entrar na “terra prometida”, desde Abraão! Toda a vida política, administrativa, militar e social dependiam de uma solene atitude do povo: “Se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir.” (Josué 24:15).

      A postura do sucessor de Moisés não quis deixar ninguém na dúvida. “Somos sempre servos. Servos de entidades maiores e poderosas. E aquilo que cabe a nós, os servos, é tomar uma decisão existencial: a quem queremos os servir?”. Depois de descrever o poder frágil e enfermiço dos ídolos dos povos ao redor, Josué levanta sua bandeira e a de sua família: “Porém, eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

      A Bíblia não nos quer iludidos. Nós não temos a liberdade de não escolher. Ser livre é tomar decisões – coisa que temos que fazer todos os dias, todas as horas: diante de problemas ridiculamente sem importância; diante de situações que podem comprometer nossa saúde, nosso sustento, nossa família. Se, agora, somos cristão, é porque Cristo nos libertou do pecado, de alguma condição escravizante e humilhante. O Senhor declarou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Libertará da escravidão degradante do pecado. Libertará para a obediência ao senhorio do Cristo. Ser servo de Cristo é o caminho da nossa autorrealização como pessoa. É a qualidade de servo/livre, característica dos “filhos de Deus”.

      Rita Ragazini

      Excluir