terça-feira, 28 de março de 2017

É preciso nascer de novo


Devocional – Retiro 2017 Novidade de vida.

Novidade de vida é um novo olhar, começar do zero, novas percepções, minhas ações e reações diante de situações. Propósitos, valores, outra maneira de interpretar, de enxergar e se enxergar. Tudo se fazendo novo. É  nascer de novo...  E por falar em nascer de novo, meu personagem é Nicodemos.
O nome Nicodemos é grego e significa “conquistador do povo”.
Não se sabe praticamente nada sobre sua vida pessoal além do que é relatado no Evangelho de João. Era um fariseu e membro do concilio de lideres judaicos, ou seja do sinédrio, era um dos principais entre eles Jo3:1
Era mestre em Israel, intérprete e doutor da Lei, ocupando uma posição proeminente, uma posição de destaque entre os judeus.
 A menção mais conhecida sobre ele é a que descreve seu encontro com Jesus à noite, em segredo, depois, Nicodemos é citado novamente em João 7:50-52, onde, na ocasião, Nicodemos se mostra protestando contra os sacerdotes e fariseus que haviam tentado prender Jesus. v51 “a nossa lei por ventura julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele fez?”
Por último, Nicodemos é citado no episódio do sepultamento de Jesus,
Jo 19:38-42 onde ele ajudou outro membro do Sinédrio e discípulo de Jesus embora oculto, José de Arimatéia, O relato nos diz que Nicodemos levou uma grande quantidade de especiarias, cerca de cem libras em peso (algo em torno de trinta quilos), isso indica que era um homem rico.
Será que Nicodemos se tornou um discípulo de Jesus, mesmo em secreto como José de Arimatéia? Eu creio que sim. Afinal, ele foi encontrar com Jesus a noite, e em secreto, mas depois o defendeu no sinédrio e ajudou José de Arimatéia no sepultamento. Nicodemos sabia que JESUS VEIO DE DEUS, e que por isso operava todos aqueles sinais.

O encontro entre Nicodemos e Jesus:

João 3:1-16

Nicodemos era uma dessas pessoas que ficaram maravilhadas com as obras que Jesus realizava. Na verdade era de responsabilidade do sinédrito reconhecer o Messias, os fariseus estudavam a lei e os profetas, mas a maioria  deles rejeitaram Jesus. Não todos, por ex: o fariseu José de Arimateia era discípulo de Jesus e Nicodemos parece não ter muitas duvidas, olha o que ele disse a Jesus:  “sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. jO3:2 enquanto outros fariseus murmuravam dizendo: “Este homem não expulsa demônios senão pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios”. Mt 12:24
Nicodemos inquieto queria algo mais e foi ter com Jesus na escuridão da noite, talvez tivesse medo de se expor e evitar comentários de seus colegas fariseus, escolhendo então a noite como uma forma de encontro mais discreta. E de forma simbólica, podemos ver esse encontro à noite de Nicodemos a representação de qualquer pessoa que vive nas trevas deste mundo e encontra a luz.
 Com Nicodemos, Jesus falou da regeneração, novo nascimento, e revelou o infinito amor de Deus na concepção do plano da redenção.
Nicodemos foi o cara que teve o privilégio de ouvir da boca do Senhor Jesus Cristo o mais belo e profundo  texto das Escrituras Sagradas: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna.” (Jo.3:16)
Jesus diz a Nicodemos no v3 que: aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus e no v5 Jesus diz que: aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus e reafirma no v7: necessário vos é nascer de novo.
 Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jo3:4  Disse Nicodemos irônico, talvez por achar que bastaria o nascimento físico, ser judeu, descendente de Abrão, doutor e mestre da lei. Mas Jesus o surpreendeu.  Nicodemos, vc tem que nascer da água e do Espirito.  Como pode ser isso? Jesus também teve seu momento irônico e respondeu: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?  Talvez Jesus tenha dito: Nicodemos você é mestre, você não leu o profeta  Ezequiel? Ezequiel 36-25 Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis. Ezequiel 36:25-27
Nascer de novo ou nascer do alto.
Nascer de novo é deixar o ES de Deus fazer em sua vida o que somente ele pode fazer, se render a ele. 
O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas o que Espírito Santo faz em nós e por nós



Nicodemos era um homem rico, culto e  correto.Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida limpa e guardava muitos preceitos da lei. Mas, essas coisas não eram suficientes para sua salvação, ele precisava nascer de novo.


Nicodemos tinha um certo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus tinha uma singular capacidade de ensinar e fazer milagres, e ainda, ele tinha convicção de que Deus estava do seu lado. Mas essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a salvação, ele precisava nascer de novo.

Não se alcança o novo nascimento através de ritos, práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer à uma família cristã, por ser filho de crente ou por frequentar uma igreja evangélica. Ninguém é salvo por guardar determinados preceitos religiosos. Não é pelas obras. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre (Jo 3.10). Ele era um especialista nas Escrituras, mas não estava salvo. Faltava-lhe o novo nascimento. 
O novo nascimento é produzido pela palavra, pelo Espírito Santo e pelo sacrifício de vicário de Jesus.
Em primeiro lugar, o novo nascimento é produzido pela Palavra. Isso é o que Jesus quis dizer com nascer da água (Jo 3.5). A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra (Ef 5.26 purificando-a com a lavagem da água, pela palavra). A fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm 10.17). Somos gerados pela divina semente da Palavra (1Pe 1.23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.). Quando ouvimos a Palavra, a divina semente germina dentro de nós, produzindo uma nova vida.
Em segundo lugar, o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente do novo nascimento. Somos salvos pelo lavar regenerador do Espírito Santo (Tt 3.5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo). Ele implanta em nós o princípio da nova vida e então, somos gerados de novo. Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível.
É como o vento que você não sabe donde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos (Jo 3.8). O Espírito é livre e soberano nessa ação salvadora. Ele é como o vento. Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus. Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento quando ele sopra.
Em terceiro lugar, o novo nascimento é produzido do sacrifício vicário de Cristo. Assim  como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus foi  levantado na cruz. Assim como os israelitas foram curados da mordedura das serpentes, assim também quem olha com fé para Jesus são perdoados de seus pecados e recebem o dom da vida eterna (Jo 3.14-16).
Ouvimos a palavra e somos confrontados por ela. O  ES nos convence do pecado, da justiça e do juízo Jo16:8.  Arrependemos e cremos no sacrifício vicário de Jesus. Ele é Senhor e salvador. Nascemos de novo, agora somos templo do Espirito, somos selados pelo ES, propriedade de Deus. Ele habita em nós! Andemos em novidade de vida!  De gloria em gloria, dia após dias, o ES iluminando nossa mente, nos influenciando, nos conduzindo a toda a verdade, nos instruindo, nos capacitando, nos santificando, nos socorrendo na fraqueza, intercedendo por nós segundo a vontade de Deus Rm8:26,27....
Novidade de vida. Vida no Espírito é o que Deus tem em mente para nós.
Enchei-vos do Espírito Ef5:18. Plenitude, estar cheio do Espírito... Submissão ao Espírito.
Gálatas 5:16, Paulo nos instrui a andar conforme o Espírito, sendo assim o Espírito produzirá em nós o seu fruto que é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio.
Como diz minha esposa querida: o copo está cheio e a ultima gota cai, o que transborda? Paciência? Domínio próprio, mansidão? Amor?
Digo que nasci de novo, novidade de vida, mas não cumpro com a minha palavra. Compro e não pago, pego emprestado e não devolvo, continuo desonesto, continuo praticando o famoso “jeitinho brasileiro” pra levar alguma vantagem, mentiroso, continuo maquinando o mal, fofoqueiro, egoísta, preconceituoso, invejoso... Continuo provocando intriga só que agora entre os irmãos e odeio alguns, continuo não respeitando minha esposa, meus pais. Continuo andando pela minha própria consciência.
Se deres as costas a luz nada mais veras do que a tua própria sombra.
Ef 4: 22-32 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.


Se você não se sente incomodado com o pecado, é sinal que você não nasceu de novo.

A evidência de que você nasceu de novo é o arrependimento constante e crescimento em Cristo dia após dia.

Andar em novidade de vida
Ora, devemos andar na dependência do ES, que nos renova dia em dia... Atitudes, pensamentos e propósitos moldados pelos princípios de Deus.

Produzi, pois frutos dignos de arrependimento é andar em novidade de vida.
Quer andar em novidade de vida? Negue a si mesmo. Faça o que Jesus manda: perdoe, ame, sirva a Deus no próximo...
É preciso nascer de novo ou então seremos meros religiosos, frequentadores do templo com um certo conhecimento das escrituras e de Jesus, como Nicodemos.
Não resista ao Espirito Santo de Deus.
Com a graça de Deus que possamos viver em novidade de vida.


Que  possamos experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Ro 12:2)


EBD - Baldim 25/03/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário