segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Tocou na lei "tsitsit" e a graça a abraçou



Mc5:24-34   - A mulher do fluxo de sangue

Devocional 22/01/2017 EBD Congregacional Cachoeira Paulista SP



Jesus foi praticamente expulso de Gadara, mas foi recebido por uma multidão do outro lado do mar, em Cafarnaum.

Duas pessoas se destacam: Jairo e a mulher hemorrágica.

Alguns contrastes desses dois personagens:

a) Jairo era um líder da Sinagoga / ela uma mulher anônima.

b) Jairo era um líder religioso / ela era excluída da comunidade religiosa.

c) Jairo era rico / ela gastou todos os seus bens em vão buscando saúde.

d) Jairo teve a alegria de conviver 12 anos com sua filhinha / ela sofre a doze anos uma doença que a impede de ser mãe.

e) Jairo faz um pedido público a Jesus / ela aproxima-se de Jesus com um toque anônimo.

f) Jesus atende a ambos, mas a atende primeiro


Uma multidão seguia Jesus e ele estava rumo à casa de Jairo que era um dos chefes da sinagoga, tinha status, cuidava das programações, dos trabalhos. Homem importante que colocou de lado o orgulho, quem sabe o preconceito, deixou sua vaidade e se prostrou diante do Senhor, reconhecendo que Jesus seria sua única esperança e implora a Jesus pela sua filha... vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. 



É nesse contexto, Jesus a caminho da casa de Jairo, cercado por uma multidão que o apalpava, o apertava, e é tocado nas suas vestes por uma mulher com fluxo de sangue “menstruação crônica há 12 anos”. Ela gastou tudo o que tinha com médicos, tratamentos e nada, só piorava....



Não consigo imaginar o desconforto, acho que nós homens não conseguiremos imaginar. Dormia sangrando e acordava sangrando, andava o tempo todo com aquele desconforto, com aquela vergonha.



Importante saber que a mulher por ter fluxo de sangue, pela lei de Moisés era considerada impura, imunda ( Lv 15:25 ).Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação" 

Além do sofrimento físico, ela não podia participar das festas religiosas, não podia ficar fora no templo junto com as outras mulheres e nem ir a sinagoga ( Lv 15:25 -33).

Ela tinha que permanecer isolada! Não podia se relacionar com as pessoas, nem mesmo com os seus familiares, não podia abraçar, segurar um bebê no colo, pois tudo o que ela tocava, tornava-se imundo. Que sofrimento... Provavelmente essa mulher há doze anos não recebia um carinho, um abraço, um beijo. Que vida a dela?! Devia sempre ouvir: imunda! imunda! Em alto e bom som. Que humilhação.  Não tinha amigos... A amargura da solidão.  Anônima. Certa mulher.

A mulher do fluxo de sangue - O sangue é símbolo de vida. É como se ela morresse aos poucos a cada dia. É como se a vida fosse se esvaindo e ela morresse dia a dia, pouco a pouco. E dela saia vida.  Quantas coisas ela deixara de viver...

Será que de nós tem saído vida também? Será que estamos desperdiçando vida com o que não edifica? Com o que não é útil no chão da vida? Estamos perdendo vida porque não temos perdoado a quem tem nos ofendido? Perdoar não é fácil, Jesus nos ensina que devemos perdoar 70x7 independente do que tenha ocorrido, ou tenho desperdiçado vida porque não me dou o perdão? Meu tempo com o Pietro tem sido de qualidade, não é quantidade, digo qualidade? Será que tenho investido meu tempo com falsas amizades que me levam pra longe de Deus? Verdadeiras amizades nos aproximam de Deus. Como anda minha aliança com Deus? E falando em aliança, como está meu casamento? Sem vida? Meu comprometimento com a minha esposa, minhas atitudes em amor, carinho, atenção? Será que sufoco a vida da minha esposa com um ciúmes excessivo?  Meu olhar de respeito pela minha metade? Como está? Amor que é demonstro com atitudes... Minha família, será que estamos caminhando juntos com o mesmo proposito? Vejo famílias se dissolvendo porque cada um tem a sua verdade, mas não estão na verdade. Não colocam as questões como família diante de Deus, mediante a fé em Jesus. Tenho feito o meu melhor no trabalho? Ministério... Leio a palavra? Oração? Devocional? Bons livros? Bons estudos?... Enfim, tenho praticado o que lei e ouço? Ide, indo, minha vida tem glorificado a Deus? Tenho sido benção na vida dos irmãos?



Vida de menos para quem tem um coração orgulhoso, um coração duro, um coração egoísta...   Algum Vício tem tirado vida de nós? Vejo esses viciados em crak, parece zumbis andando pelas ruas, triste, muito triste isso... cigarro mata 5 milhões por ano.

Internet - Não da à devida atenção pra vida real, por ser viciado na vida virtual... Satisfação artificial. Estamos perdendo vida?

Hoje em dia vc faz aniversário e no facebook vc recebe mais de cem felicitações, mas aperto de mão, abraço são poucos... a pessoa mora do outro lado da rua  e manda um zap pra vc... Feliz aniversario! Mas atravessar a rua pra te dar um abraço, não... Será que faço assim também?



O fato é que o evangelho é para ser vivido. Ah eu não consigo perdoar, não consigo mudar, sou assim mesmo...não consigo ou não quero?  Vc consegue sim! Com ES vc consegue mudar, suportar, restaurar... Fruto do ES amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio Gálatas 5:22,23

       

Eu passei um bom tempo trancado num quarto, depressão, vida de  mim saia, mas um dia coloquei tudo aquilo aos pés de Jesus...    



Tem muita gente por ai sofrendo na alma, vazando vida...coração sangrando, a alma sangrando... Somente em Jesus encontraremos refrigério para nossa alma, Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mt11:28.. A alegria que o mundo oferece parece recarga de celular, acaba os créditos e vc fica triste, “seus créditos acabaram, efetue uma nova recarga” e agora, meu zap zap, meu face? Para alguns é como se o mundo acabasse. Então vc compra mais créditos e vc fica alegrinho novamente... A alegria no Senhor não é assim, não é como o mundo oferece, tem fonte inesgotável, é de graça. Independente de qualquer coisa, com crédito no celular ou não,  como disse Habacuque 3:17, mesmo que a figueira não floresça me alegrarei no Senhor...

  

Mas ela ouve que Jesus estava passando:

Ela ouviu muitas coisas sobre Jesus, que ele é o Messias, o salvador, Emanuel,  que ele cura, que ele multiplica os pães e peixes, que ele é misericordioso, que ele estava em Deus e Deus nele. (Eu e o Pai somos Um Quem vê a mim vê ao Pai. Jo 10;30) Sua fé era alimentada. A fé vem pelo ouvir ( Rm 10:17 ). Ela creu que Jesus é o filho de Deus, que Jesus é o Messias, que ele é o sol da justiça, e que cura trará nas suas asas; (Malaquias 4:2)



Então ela olha aquela multidão. Como vou chegar até ele? Devido sua condição na lei de impura não poderia ser reconhecida. Correria riscos



Imagino que naquela multidão estavam curiosos, pessoas que ouviram falar de Jesus, alguns preferiram ficar observando de longe, encostados na parede observava Jesus passar... Outros iam a beira do caminho, outros estavam mesmo atrás dos pães e dos peixes... teologia da prosperidade, muita gente esbarrando, apertando, empurrando, colocando Jesus contra parede e determinando o que ele tem que fazer. Mas uma certa mulher estava ali crendo em Jesus como salvador e que bastaria tocar em suas vestes seria curada. Fé sincera e genuína.



O que nos impede de chegar a Jesus, de se aproximar mais de Jesus, de buscar intimidade com ele? Nossa autossuficiência? Orgulho? A vida tranquila e organizada? A conta bancária faz pensar que não precisa ser tão intimo assim de Jesus e vc pode ficar ali encostado na parede vendo Jesus passar...  Ela gastou tudo o que tinha... Jairo viu em Jesus sua única esperança.

O que nos impede de se aproximar mais de Jesus?  “e o que vão pensar de mim?” A religião ou a religiosidade que cega? O pecado? Aproximar-se de Jesus pode gerar um desconforto. “peeling no rosto” Ser confrontado, ter que se enxergar  e  negar a si mim mesmo.  Lc9:23...



O evangelho é para ser tocado

Ela considerou em seu coração que bastava tocar nas suas vestes que seria curada, porém, como aproximar-se de Jesus sem contaminar a multidão? O que faria a multidão caso descobrisse?  O que fariam os religiosos se a descobrissem no meio da multidão?

Fraca, anêmica, com o restinho de força que ainda possuía, mas com a fé alimentada, ela segue, e toca por de trás nas vestes de Jesus, ela tocou conscientemente, intencionalmente e na hora ela sente um calor, sente que parou de sangrar, na hora ela sente que parou de sair vida dela.



A multidão o apertava, mas só ela o toca. Muitos vão à igreja porque estão acostumadas a ir. É algo mecânico, é programado, o evento da semana... Mas intimidade com Jesus, tocar em sua vestes não querem. Oram, assentam-se ao redor da Mesa do Senhor, mas não têm comunhão com Cristo. Comem o pão e bebem o vinho, mas não se alimentam do Senhor. Cantam, levantam as mãos, ouvem a palavra, mas isso é tudo. Acaba o culto, Jesus fica, porque acreditam que no templo feito por mãos humanas habita o Senhor, e vão embora para suas vidas vazias de sinceridade, arrependimento...   No meio daquela multidão só tinha Jesus e aquela mulher, é só você e Deus. Esse encontro, esse toque é com você e Deus.



Então Jesus perguntou: quem me tocou? Provavelmente Pedro: muita gente esta lhe apertando, Jesus responde: muita gente me aperta, mas uma pessoa me tocou, porque de mim saiu poder...



Interessante v30... Quem tocou em minhas vestes? Orla, manto... Novo testamento em hebraico diz que ela tocou no tsitsit, que são franjas que os judeus usam nos cantos de suas vestes, uma espécie de cordão dobrado ao meio, com cinco laços que representa o tora, pentateuco os cinco primeiros livros da bíblia...     

(Números 15:38-41) «Que façam para eles tzitzit (franjas) sobre as bordas das suas vestes... para que vos lembreis e cumprais todos os Meus mandamentos e sejais santos para com vosso Deus.» 



E esta certa mulher conscientemente  tocou no Tsitsit que Jesus usava, tsitsit que trás a lembrança os mandamentos do Senhor, a lei dada a Moises... que lembra o judeu de que Deus está nos quatro cantos da terra, que representa o tora, representa as doze tribos de Israel, que representa o poder de Deus

Por ter fluxo de sangue era considerada impura pela a lei.

A impura é purificada por Cristo

É pela graça, tocou na lei, no que representava a lei, mas a graça e a misericórdia a abraçou, Jesus estava ali... Jesus é a vida.

Um toque de fé sincera e genuína, confiança depositada somente em Jesus e essa graça que a acolheu, que a constrangeu, a transformou e gerou vida.



Ela se apresenta a Jesus, trêmula, prostrada diante do Senhor, e conta toda a verdade perante aquele povo. Que verdade seria essa? Quem é a verdade? O Pai, tendo-se revelado a ela, imagino que ela tenha dito: Eu creio que o Senhor é o Messias, eu creio que o Senhor é quem o profeta Malaquias disse: para os que temem o  nome do Senhor, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas Malaquias 4:2  e cura trará no seu tsitsit

Pela graça sois salvos, por meio da fé em Jesus... Ef2:8  “fé que identifica o Messias” Fé é crer que Jesus é quem ele diz que é... Fé é olhar para cruz e dizer tu és o Cristo, o Pai me revelou que tu és o filho do Deus vivo, tu é o caminho, a verdade e a vida. Jo14:6

Jesus diz a ela: Filha, sua fé lhe salvou vá em paz e sê curada deste teu mal. Marcos 5:34

O evangelho é pra provar, é pra tocar, é pra ser vivido.



Tudo se fez novo na vida daquela mulher.

E tudo se faz novo para aquele que está em Cristo. 2 Coríntios 5:17



Vá em Paz e sê curada deste teu mal!

Não sei o que sangra em você. Toque em Jesus!


 Baldim - 22/01/2017


Um comentário:

  1. Essa história bíblica é emocionante. E seu estudo, caro Alexandre, se referindo à Lei e a Graça de Deus, é muito enriquecedor. Um grande aprendizado, onde vemos a misericórdia de Deus atuando por meio da fé de uma mulher, quando resultou em cura, em vida, e a glória de Deus foi manifestada. A Ele, toda a glória. Amém.

    ResponderExcluir