quarta-feira, 19 de julho de 2017

A misericórdia de Deus, que se levanta todas as manhãs, antes mesmo do nascer do sol, oferece a cada um de nós, uma página em branco para escrever outra história.




Tendo em mente o tema desse ano “Novidade de vida” do retiro.

E novidade de vida é um novo olhar, começar de novo, novas percepções, minhas ações e reações diante de situações. Propósitos, valores. Outra maneira de interpretar, de enxergar e se enxergar, tudo se fazendo novo pela misericórdia do Senhor.  Por falar em misericórdia, 

lamentações 3:21-24
Lamentações foi escrito para lamentar os resultados da infidelidade do povo, relembrá-los da fidelidade de Deus e motivá-los a voltarem a Ele. 

Lamentações nos mostra que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre Jerusalém (Lamentações 1:12-15, 2:1-8, 4:11). Deixa claro que o pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada nos cap: (1:8-9, 4:13, 5:16). Como resultado da idolatria contínua e sem arrependimento de Judá, Deus permitiu então que os babilônios assediassem, saqueassem, queimassem e destruíssem a cidade de Jerusalém.

Lamentações chora pela cidade destruída por sua iniquidade. Jeremias anunciava ousadamente que os pecados de Judá tinham condenado Jerusalém a destruição e sua população iria para o exílio.
O Livro de Lamentações é dividido em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No hebraico original, os versos são acrósticos, ou seja,  cada verso começando com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico.
A tradição é que o profeta Jeremias escreveu Lamentações e provavelmente foi escrito entre 586 e 575 AC, durante ou logo após a queda de Jerusalém.
Jeremias nasceu em Anatote Jr1:1, 5km ao norte de Jerusalém, filho do sacerdote Hilquias, Jeremias não se casou e dedicou sua vida adulta ao ministério profético. Seu nome significa “O Senhor é exaltado, enaltecido”


Provavelmente Jeremias estava sentado nas escadarias do que sobrou do templo, vendo aquela situação e então ele traz a memória o que Deus havia feito na história, quando tirou o povo do Egito, quando abriu o mar vermelho, quando deu o maná, quando colocou a coluna de fogo à noite no deserto por causa do frio e uma nuvem durante o dia por causa do calor. Também as vezes que Deus pesou a mão sobre seu povo. Imagino então Jeremias sentado ali dizendo essas palavras:
Lm3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.

Um  grande profeta, era de forte devoção ao Senhor e sua pregação nunca foi popular, era um homem muito sensível, inteligente e perceptivo, embora seu orgulho fosse relatado como excessivo, ele soube controlar bem essa pulsão sem nunca deixar que isto interferisse no seu comportamento honesto e direito. Seu tema profético era ressaltar a confiança em Deus e não necessariamente no templo, fato que gerou atritos com os sacerdotes (Jr 18:18).
Jeremias é conhecido como o "profeta chorão" por sua paixão profunda e duradoura pelo seu povo e sua cidade (Lamentações 3:48-49). Esta mesma tristeza pelos pecados do povo e por sua rejeição a Deus foi expressa por Jesus quando Ele se aproximou de Jerusalém e chorou sobre ela (Lucas 19:41-44).
Jeremias tinha suas lutas interiores: tinha duvidas, fazia perguntas sobre o propósito de seu ministério Jr15:10-21, complexo de inferioridade, lamentava a traição de seus amigos e familiares Jr11:18 a 12:6, , impaciente no aguardo do cumprimento  da palavra de Deus Jr17:12-18, orou por vingança Jr18:18-23,  e suas ultimas lamentações registradas em Jr 20:7  iludiste-me Senhor, iludido fiquei, no mesmo capitulo nos versículos 14-18 ele amaldiçoou o dia do seu nascimento.
Podemos ver que Jeremias tratava suas misérias com uma honestidade admirável, não tratava suas dificuldades superficialmente, mas sentia  e expressava com profundidade,  Jeremias demonstrou ser um homem de fé  e levou suas perguntas e perplexidades diante do Senhor em oração. Buscou consolo em Deus.  

Enfim, rebelião, idolatria, pecados afastaram o povo de Deus...

Além dessas coisas o que têm afastado muitos da verdadeira comunhão com Deus é a religiosidade.

 “Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” (Oséias: 6:6)

Na época de Oséias, o povo Deus, havia se desviado de sua vontade, fazendo aquilo que não o agradava, porém mesmo não fazendo a vontade de Deus, esse povo continuava a cumprir os rituais de sacrifício e de entrega de holocaustos diante de Deus, como se o ato, fosse mais importante para Deus do que o fato de ser.
Cansado de toda essa religiosidade, Deus declara ao povo que para Ele o amar a Deus e ao próximo como Ele amava a seu povo e o conhecê-lo, era muito mais proveitoso que todos aqueles sacrifícios vazios.

Penso que corremos o risco com o passar do tempo, de nos tornar religiosos. Afinal, é mais fácil se apegar a ritos, coisas externas, religiosas, legalistas do que combater maus desejos no coração, do que combater a idolatria no coração. É mais fácil se apegar aos ritos da religião do que negar a nos mesmos, estender a mão, exercer a misericórdia, empatia...
Fé alicerçada, sustentada no legalismo, religiosidade não tem sustentabilidade. Um dia afunda... Somente pela graça.

Pr Augustus Nicodemus, em uma de suas pregações, sugeriu um teste para sabermos se estamos virando religiosos, e ele diz assim: preste atenção.

Você sabe que você está virando um religioso, quando você está mais preocupado com o arranjo de flores da igreja, com a roupa do PR do que com a pregação da palavra de Deus, ouvir a palavra e obedecer;
Você sabe que você está virando um religioso, quando você não consegue aturar o erro dos outros, mas é muito tolerante com os seus e com os da sua família;
Você sabe que você está virando um religioso, quando você participa de todas as atividades da igreja, faz um monte de coisas pra Deus, mas não tem mais tempo para sua família, vc não tem mais tempo para gastar um tempo a sós com Deus, porque ninguém está vendo;
Você sabe que você está virando um religioso, quando você é zeloso nas suas contribuições, dízimos e ofertas, mas trata mal seus funcionários, não perdoa quem lhe ofende, não pratica a misericórdia;
Você sabe que você  está virando um religioso, quando sua relação com Deus é só externa, mas falta quebrantamento, arrependimento, comunhão verdadeira com Deus;

Palavras que nos provocam a uma reflexão não é?

Pela misericórdia do Senhor temos a possibilidade de rever nossa vida espiritual. Deus nos da à possibilidade de rever essa religiosidade e o caminho que estamos trilhando. Devocional, oração... Busco colocar em pratica o que venho aprendendo com a palavra? Intimidade com Deus, comprometimento no serviço na igreja local, submissão ao Espírito, dependência do Espírito... Busco maturidade, Ef5:12

Possibilidade de refletir sobre nossos posicionamentos, ministério. Estou servindo em amor ou estou ficando programado, mecânico? Tenho feito meu melhor pra Deus? Tenho dado o meu melhor pra Deus?
Sou misericordioso? Jesus diz: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6,36) Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7) Você não pode amar sem ser misericordioso.
Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. Ter compaixão do coração, a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário...Perdoar, apesar do outro não merecer o perdão.

Lm3: 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

O que seria de nós se não tivéssemos essas “inesgotáveis segunda chances”?

A misericórdia de Deus, que se levanta todas as manhãs, antes mesmo do nascer do sol, oferece a cada um de nós, uma página em branco para escrever outra história. Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã...

Arrependimento, perdão, reconciliação, reencontros, reconstruções... Colocar no lugar aquilo que está fora de lugar, consertar o que esta estragado, voltar para o caminho...

O que seria de nós se não tivéssemos “inesgotáveis segunda chances”? Como seria sua vida se você não tivesse segunda chances? Se você não pudesse começar de novo? Se arrepender e voltar atrás. Tenta imaginar... Como seria?

Provavelmente viveríamos isolados, ou em relacionamentos extremamente superficiais, sem amigos, , seria impossível nosso relacionamento mais intimo, próximo....

Provavelmente estaríamos condenados a ser a mesma pessoa para sempre, afinal, não teríamos e não daríamos outras chances. Não somos perfeitos.

As misericórdias do Senhor são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã. A cada nascer do sol, Deus nos da uma página em branco para escrever uma nova historia, para glória dEle...  Uma das devocionais da semana retrasada dizia assim: Deus não nos abandona, não somos descartáveis e sem valor para Deus. O vaso estragado é remodelado. Por isso, as decepções, as desilusões, as tristezas, as perdas e as frustrações não são o fim, mas apenas um novo começo. É preciso também lembrar que Deus, como o oleiro, é que escolhe a forma exata para cada um de nós. Precisamos submeter-nos à sua vontade. É preciso ter sensibilidade para discernir as mudanças que Deus quer fazer em nossa vida. Viver como um vaso nas mãos de Deus requer muita humildade. Precisamos negar a nós mesmos, viver na dependência de Deus. Somente quando estamos prontos para o que Deus quer fazer em nós é que estaremos aptos para o que ele fará por meio de nós.

 A misericórdia do Senhor a cada nascer do sol é ação de Deus nos dando novas chances, isso nos ensina que Deus trabalha visando a transformação do nosso caráter, do nosso coração... Deus quer que nós cresçamos, aprendamos, melhoremos nosso modo de ser, de agir, de falar, de tratar com as pessoas (nosso próximo) e com Ele.

A cada nascer do sol, Deus nos da “chances” de dar um outro rumo pra coisas.

Esses dias estávamos ouvindo uma pregação do Pr Ed René e ele diz assim sobre um casal: e o marido disse: você casou comigo sabendo que sou assim. E ela responde: eu sabia que você era assim, eu só não sabia, que iriam passar 20 anos e você continuaria assim...

Quando o sol se levanta as misericórdias do Senhor se renovam e Deus olha pra mim, hey Alexandre Baldim meu filho, bom dia! Bom dia Senhor! Obrigado pela minha vida, o Senhor me tirou da morte e me trouxe pra vida mais uma vez, obrigado! Ok, como é que você vai responder a esse novo dia Baldim?

Não me diga que você vai continuar a fazer as mesmas coisas? Você vai continuar tratando sua mulher assim, desatencioso, grosso? Você vai continuar tratando seu filho assim? Você vai manter esse habito de mentir para os outros? Você vai continuar assim orgulhoso, egoísta, corrupto, sonegando impostos? Você vai continuar assim achando que o mundo gira em torno do seu umbigo, que você é a ultima bolacha do pacote? Você vai continuar desrespeitando seus pais? Vai cortar fila de novo? Vai entrar na contra mão?  Vai continuar fazendo-se de vítima? Vai continuar desenterrando mortos?  

Você vai continuar respondendo a esse novo dia do mesmo jeito?  Olha as consequências...
Você pode responder diferente, as misericórdias estão ai de novo na sua vida te dando outras chances...

Ora, quem planta vento colhe tempestade, vc vai se arrebentar por esse caminho que você esta trilhando...

Não espere que a minha mão pesada lhe obrigue a mudar

Nós somos responsáveis, por que somos chamados para ser... Seja! Sejam...

Que bom que as misericórdias de Deus se renovam  a cada manha e nos da o privilegio de refletir sobre todas essas coisas.

Devemos perguntar a nós mesmos e a Deus se preciso mudar e em que preciso mudar...
Sonda-me, Senhor, conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Não devemos ter medo de mudanças, por que a vontade de Deus para nós é boa perfeita e agradável. Rm12:2 transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Vamos sentar e ficar lamentando? “Ah sou assim mesmo”, ou vamos trazer a memória o que nos trás esperança, as misericórdia do Senhor se renovam a cada manhã.
Amanheceu e abro o meu livro, a minha historia. Vou remoer as páginas passadas? Dores, cicatrizes em excesso, decepções além da conta ou começo a escrever uma nova história?    Sei que é difícil... Sozinhos não conseguiremos. Peça ajuda ao Espírito Santo. Peça ajuda a algum irmão na fé com mais experiência

Tantos testemunhos aqui e por ai... Como eu era e como sou hoje... Só de estar aqui a frente. Deus teve e tem misericórdia por que as suas misericórdias se renovam a cada manhã.  Talvez você tenha parentes, amigos, pessoas próximas ou por você mesmo, peça por misericórdia e você encontrará misericórdia por que elas se renovam a cada manhã.

Lm3:25 O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam...


Que possamos andar em novidade de vida para honra o gloria do Senhor.

Amém!!

Baldim
EBD 07/2017

Um comentário:

  1. "Como páginas em branco, à espera de palavras eternas, escritas por Deus a você..."

    ResponderExcluir