quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O menor no reino de Deus




·    

·        Perguntas:

Nasci numa pequena aldeia chamada Ain Karim, próximo a Jerusalém.
Meu pai era sacerdote. Descendente de Arão.
Minha mãe era “das filhas de Arão”
Meu pai ficou mudo, quem sabe surdo também, porque não creu.

Quem sou eu? João Batista.

Jesus diz: entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista Lucas 7:28
João Batista: Agraciado por Deus  “aquele que batiza com a graça de Deus”.
João Batista era cinco ou seis meses mais velho que Jesus. Pouco se sabe a respeito da sua infância e juventude, a não ser que ele “crescia e se fortalecia em espírito.

·        Nascimento de João
Lucas Cap 1:5 em diante, encontramos o  registro do nascimento de João Batista, fica claro que Lucas quer destacar que João Batista era uma pessoa muito especial. Cap1:5-23 sua mãe Izabel de avançada idade era estéril e seu pai Zacarias era sacerdote também de avançada idade, ambos eram justos diante de Deus e oravam por um filho durante muitos anos Lc1:13. Finalmente Deus ouviu as orações deles e enviou um anjo para comunicar o nascimento. Então o anjo disse que aquele menino seria precursor do Messias, viria diante do Senhor e que seria grande diante dos homens. Zacarias apesar de ter passado a vida toda orando por um filho, não acreditou, como é possível já sou velho, minha mulher estéril? Esse trecho me chamou a atenção, não que faltou fé nas orações de Zacarias por um filho, más a oração é como se fosse uma chave e o que gira a chave é a fé, é preciso fé. Oração sem fé?? Palavras ao vento... Deus é soberano Senhor, “seja feita conforme tua vontade Senhor” mas sem fé é impossível agradar a Deus, Jesus ficou encantado, maravilhado com a fé daquele centurião “ eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e meu servo será curado e maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”Mt8 Deus pode tudo e todas as coisas, fé que entrega a Ele, coloca nas mãos dEle e descansa nEle.



Continuando... Por não crer nas palavras do anjo Gabriel, Zacarias ficou mudo, até que a criança nascesse. Então Lucas registrou esses fatos sobrenaturais no nascimento de João. Em seguida ele registra a ação de Deus na vida de João ainda no ventre da mãe vs39 – 45, João Batista saltou de alegria no ventre da mãe quando ouviu a voz de Maria. João já era cheio do Espírito Santo já no ventre da mãe.  A maneira como foi dado o nome de João já demonstra algo sobrenatural, o anjo já tinha dito que seria João, mas o pai teria ficado mudo. Queriam dar o nome a ele de Zacarias, mas Izabel disse que não, o nome dele seria João, como Izabel poderia saber, afinal Zacarias estava mudo e não tinha ninguém dos parentes com esse nome João.  E então foram perguntar ao pai, interessante que perguntaram por acenos, Lc1:62 parece que Zacarias além de ficar mudo também ficou surdo.  Será? Zacarias escreve o nome de João em uma tabuinha e todos ficam maravilhados porque bate com que a mãe disse e todos ficam cheios de temor em relação a isso. Mais um milagre acontece assim que Zacarias escreve o nome na tabuinha ele volta a falar...  66 Todos os que ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.      


Na época de João

O império romano dominava, o povo era explorado, cobravam altos impostos, eram os publicanos judeus que trabalhavam para os romanos fazendo esse serviço, corruptos, cobravam a mais, Zaqueu era um deles. O pátio do templo virou lugar de cambistas, vendedores, ali você comprava seu animalzinho para ser sacrificado e não é de se duvidar que esse animal seria vendido novamente. O templo era o banco central. Dízimos e todos os impostos eram centralizados ali. Sacerdotes, maioria  fariseus, estavam cegos pelo poder, dinheiro, levavam uma vida de certa forma confortável com o império romano e qualquer um que ameaçasse esse conforto não seria bem vindo. Essas figuras, Escriba e Fariseus, doutores da lei, Jesus não poupou. Vocês podem conferir em Mateus 23  
Por ex: Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los. Guias cegos, coa um mosquito, mas engole um camelo...
Império romano. Lei. O povo seguia sobrecarregado, oprimido... Jesus diz Mt11:28-30 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.




João muito tem a nos ensinar, caráter, humildade, compromisso, ele não tinha nenhum compromisso com o império romano, a meu ver, nenhum compromisso com aquele sistema religioso corrompido, com a hipocrisia dos religiosos, fariseus, doutores da lei, o compromisso dele é era com Deus e com a verdade.  Surge no deserto pregando “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”

Marcos 1,4-6 diz: Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.


Deus pode usar gente estranha, esquisita...bonita, feia, sarado, gordinho... Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo... Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios 1:27 -29

Jesus declara que João não era uma cana agitada pelo vento. Comprometido, João pregava a verdade e os mandamentos de Deus, sem temer os homens e sem jamais temer a opinião popular, não fazia média com ninguém. João declarou publicamente que era errado Herodes Ântipas tomar por mulher Herodias, esposa de seu irmão Filipe. Foi preso por Herodes Antipas. Salomé filha de Herodias, pede a cabeça de João Batista, onde é servido em uma bandeja.

João Batista não era reconhecido por falar o que o povo gostava de ouvir, ele não fazia vista grossa, antes exortava a todos para o arrependimento diante de Deus. João repreendia as multidões que vinham para ser batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem lhes persuadiu a fugir da ira vindoura? Lc3:7

João Batista foi profetizado por Isaias (40.3-4) Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Preparando um caminho pra o Senhor, reto, aplainado... João Batista foi o escolhido de Deus para o cumprimento dessa profecia, João Batista é batedor, aquele que vai a frente, abrindo o caminho, anunciando, preparando o caminho pra Deus.   João é importante porque ele marca o início do tempo do cumprimento das promessas e das profecias que Deus havia feito a Israel a respeito da chegada do seu reino da chegada do Messias. 

Mateus 3:13 – João batiza Jesus 

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Quem és tu? João Batista poderia crescer, estufar o peito, se achar o cara! Vejam, é meu primo...

João Batista. Submisso ao chamado e a vontade de Deus, obediente, sabia quem ele era e a que veio, abnegado, conselheiro, reconhecia suas limitações... Humilde.  A humildade deve ser buscada, cultivada. Para sermos fortes na fé necessitamos ser humildes. Ao nos empenharmos em servir o Senhor Jesus, logo notamos quão necessário é sermos humildes.  Que Ele cresça e que eu diminua.

Podemos verificar em alguns trechos:

Lc3:16...mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias...
Mt 3:4Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre.
Jo3:30 Convém que ele cresça e que eu diminua.
Jo1:19-23 Quem és tu? Cristo? Elias? Profeta? respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
Lc 3:7-10. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento...  A multidão e entre eles soldados e publicanos o interrogavam, dizendo: Que faremos? João respondia: Reparta, seja generoso, não trate mal, seja piedoso, não cobre a mais, seja honesto...

Frutos dignos de arrependimento, pegamos o caminho de volta. Caminho para casa do pai. Se estamos no caminho e não a beira do caminho, devemos produzir frutos dignos de arrependimento. Claro, sem a ajuda do Espirito Santo não podemos nada. O evangelho acontece aqui dentro, conversão, mudança de mente, é todos os dias dar razão a Deus. O Senhor tem razão.

Muitos separam assim a vida: aqui está minha família, aqui meu trabalho, aqui a faculdade, aqui meu casamento, aqui a igreja e aqui Deus. Só busco Deus ali quando preciso. Opá, casamento está mal, vou lá pego coloco aqui, resolveu. Coloco Deus lá. 
Não. Deus deve estar presente. Meu trabalho Deus está, meu casamento Deus está, minhas amizades Deus é presente. Deus é presente aqui. Nele, enfrentamos as aflições com bom ânimo. Outros, vem ao culto e a  medida que ouve a palavra  começa e se ver no espelho, começa a ver suas imperfeiçoes  e se enxergar, cara sou falho nisso, naquilo, naquilo outro, realmente sou negligente, mas acaba o culto, apaga a luz, e já era, nem lembra mais das suas imperfeições no espelho. Triste, com o tempo vc pode se tornar um cínico. Hipócrita. Enganando a si mesmo. Tem o crente funil, entra aqui e sai aqui, não absorve, nada serve para ele, serve para o vizinho, nossa! fulano, tinha que estar aqui pra ouvir isso... e assim segue a vida sem se enxergar. Síndrome de Gabriela. Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, Vou ser sempre assim. Gabriela, sempre Gabriela.

 Vamos nos enxergar e permitir ser confrontados pela palavra, Você pega sua bíblia e aquele trecho confronta você...”hei Alexandre é isso que eu espero de você cara” ok! O Senhor tem razão... Se Deus não te confronta, só fala o que você quer ouvir. Algo está errado.

Ef4: 22-32 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Produzi, pois frutos dignos de arrependimento.

Quantos evangélicos cheios da escritura, cheios da letra, mas não tem palavra aqui no coração, por ex: não perdoa, não são misericordiosos, desonestos, promete e não compre, corruptos, presunçosos, arrogantes, falsos...

Jesus diz em Lucas7:28 E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
Difícil... Penso que...  Embora, historicamente, ele apareça no Novo Testamento, João Batista é um profeta do tipo do Antigo Testamento. Antiga aliança. Ele faz essa ponte, antiga aliança e nova aliança. Dispensação da lei. Mt11:13 Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

Outros profetas anunciavam a vinda de um Messias. Mas João é quem identifica o Messias, reconhece o Messias...  João 1:29  "Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Não há maior profeta do que João o Batista, disse Jesus. Lc7: 28

João Batista, antiga aliança. Amigo do noivo.
Igreja, nova aliança. Noiva de Cristo. João 3:29 Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

“mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.”

Segundo  comentário de Shedd:

Noiva são os crentes em Cristo. Noivo é Cristo. Amigo do noivo João Batista. No casamento oriental o amigo cuidou dos arranjos da festa e presidiu-a. chegando o noivo ao quarto nupcial, ele se retira alegremente.      

Todo aquele que está aliançado com Cristo, que está na nova aliança com Cristo, pelo teu sangue derramado na cruz, está numa posição muito privilegiada em relação aos da antiga aliança.

O véu que nos separava já não separa mais.

Sou casado, tenho uma aliança, para onde vou está aqui à aliança, trabalho, supermercado... sei que sou um cara bonito, opa! Tenho uma aliança, um compromisso, não posso guardar a aliança no bolso.  

Como anda a minha a sua aliança com Deus? Examine a si mesmo, e não a vida do outro, como anda a sua aliança com Deus?

Com a graça de Deus que possamos viver de  maneira digna a essa nova aliança em Cristo Jesus.

Louvado seja a Deus! Que o Senhor nos ajude!                                            15/11/2015 Baldim

Nenhum comentário:

Postar um comentário