quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Tentação










Tg 1.12-15
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte

A provação vinda de Deus terá sempre o objetivo de nos fortalecer e fazer crescer extrair de nós o melhor. Já a tentação tem origem na cobiça, os nossos maus desejos. Não adianta fazer besteira na vida e colocar a culpa no Diabo. A Bíblia nos mostra que não é Deus que nos coloca na direção do mal e também não é o Diabo responsável pelas coisas erradas que fazemos na vida, pelas besteiras que fazemos na vida.

Cada um é tentado pelo seu próprio mau desejo.

Tentação. Quem nunca foi? Quem nunca será tentado? Quem está livre de suas investidas? O nosso primeiro desafio em relação à tentação é entender que estamos sujeitos a ela em todo momento. Porque ninguém pode dizer que não passa por tentação, pois é naturalmente humana. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana”. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” 1Co 10.12-13

Tentação a mãe do pecado  Tg1:15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado;

Tentação, aquele momento em que a possibilidade de fazer o mal se apresenta com uma força quase irresistível, avassaladora...

Um copo d’água gelada numa tarde de 40 graus

Sedutora, atraente, salto alto Luiz 15.  Tentação conhece nossos gostos, sabe como nos atrair. Se expressa muito bem, sabe como te envolver, conhece seu ponto fraco.  Tg1:14 ...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

Vigie seu coração, fuja das tentações...

Tentação, convite ao pecado.

Parece um tipo de malware, um tipo de vírus.

O que é malware? É um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador  de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações e explora as vulnerabilidades existentes no sistema. Pode fazer um estrago no seu PC, na sua vida roubando as senhas do banco/cartão... Sua atuação é discreta vai se infiltrando aos poucos, o sistema vai ficando lento ate travar. Em casos extremos, se não perder o PC vc pode formata-lo, que é zerar, apagar tudo e ai ele fica novo...      

Podemos vencer esses vírus, malware, cavalo de troia... Como? Instalando um antivírus e principalmente mantendo-o  atualizado, se vc não atualiza o antivírus o sistema fica vulnerável e pode ser infectado por essas pragas, chegando ao ponto  de travar e não funcionar mais, como já disse. O antivírus identifica esses malwares, vírus, e te da à opção de exclui-los do sistema. É importante de tempos em tempos fazer uma varredura completa do sistema a procura dessas pragas.  Assim seu Pc trabalha redondinho e você vigia para não abrir qualquer arquivo desconhecido, links suspeitos...

Mas com a gente não é diferente, o arquivo do pecado já vem instalado em nós. Alguém entrou num link e abriu um arquivo que não era para abrir. Gn3. Malware, spyware que instalado em nosso sistema, rastreia nossos passos, conhecendo nossa vulnerabilidade, nossas fraquezas, nosso egoísmo... Dia sim, dia não ele manda o link da tentação com o arquivo da inveja, do orgulho, arrogância, presunção, desobediência, auto suficiência... Ele sabe onde pegar. Devemos ter cuidado, devido a curiosidade ou desobediência você acaba clicando em um link errado e pode acabar tendo sérios problemas. Pode se dar mal.

Mas, podemos vencer esses vírus. Como? Permitindo a instalação de um antivírus poderoso em nossos corações, em nosso sistema. Espírito Santo. Precisamos buscar forças no único que foi tentado, mas nunca pecou: Jesus Cristo ( Hb 4.15). "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" WiFi conectado em Deus. Todos os dias atualizando nosso relacionamento com Ele, meditando na palavra o sistema é atualizado, arquivos do amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, temor a Deus, sabedoria, graça, misericórdia... Nosso coração fica fortalecido contra as ameaças. Vigiando, orando, atualizado em Cristo, nós estaremos monitorados e identificaremos as ameaças.

Muito importante, de tempos em tempos pedir a Deus que faça uma varredura em nosso sistema. Coração.  Salmo 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

O que não é bom foi identificado? Deleta, exclui, como se diz.
Joga fora e para bem longe.

Tentação, podemos perder a família, destruir famílias, perder amizades, perder o emprego, o sossego, a vida.

Maus desejos, ganância, mais e mais, o que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Mc8:36

Os meus maus desejos é combustível para o Diabo destruir... Não permita que o Diabo entre e se aproveite dos maus desejos do seu coração e destrua sua vida, destrua seus relacionamentos, destrua o que você já construiu...  

O que você tem perdido por causa do pecado? Sonhos, amigos, relacionamentos, oportunidades, família? Quantas dessas coisas poderia ser  salvas se você abrisse mão de alguns desejos egoístas? Perceba o que ronda seu coração, perceba os maus desejos que existe dentro do seu coração.  

Temos que estar dispostos a negar a nós mesmos Mt 16.24.
Essa é a rota de fuga da tentação


Vigiar e orar para não cair em tentação. Jesus ordena que se encha a mente de oração, de um falar constante com Deus, que a vontade Dele tenha seu lugar e chão em nós.

1Tessalonicensse 5: 21 Examine tudo e fique com o que é bom. Bom, aos olhos do Senhor. Bom, de acordo com a vontade dEle. As vezes pode parecer bom, legal, bacana aos nossos olhos, mas pode não expressar a vontade de Deus para nossas vidas. .

Fuja das tentações... Pois o mal que o tentador sugerir só terá efeito se nos deixarmos levar por ele!

Jesus em Mt 4:1-11 em cada uma das tentações de Satanás foi recebida com uma resposta de Jesus " Mt4:4 Está escrito – 4:7 Também está escrito – 4:8 Retira-te, Satanás, porque está escrito:

Erramos não conhecendo as Escrituras. Disse Jesus

Vamos ler a palavra, meditar na palavra, devocional... Dica: inicio de ano o povo fica animado para iniciar algum projeto, quero entrar na academia, quero emagrecer, barriguinha tanquinho e tal...   Existem aqueles planos de leitura da bíblia em um ano, aproveite esse inicio de ano. Foi com um desses planos de leitura que eu e a Cris lemos a bíblia inteira. Leia principalmente o evangelho. Vamos buscar maior intimidade com Deus, pela palavra, experimentando, buscando viver, “sendo”, fomos chamados para ser neste mundo. Dependência do ES. Praticando que se conhece a Deus. Vamos orar mais, vamos perdoar assim como Deus nos perdoou, estar com os irmãos, sozinhos somos vulneráveis, ovelha sozinha é presa fácil...Identifique e desenvolva seus dons e talentos que Deus lhe deu. Sirva com amor.


Se estivermos cheios do amor de Deus, da presença do Espírito Santo em nós, na dependência de Deus, de toda a palavra que sai da boca de Deus, da boca de Jesus no evangelho da graça, das boas novas.
A tentação perde a força, não suporta o descanso na graça.

Cuide de seu coração...


Mateus 15:17-19Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.


Prov 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Mateus 26:41 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.


1Co 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Ninguém é tentado acima das suas forças

Gl 6.1 Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

A minha oração é: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmo 139:23-24

Nele, sejamos também vencedores desta grande batalha chamada tentação.
   

Que Deus nos ajude!

Amém!        

Baldim   21/12/2015





Um comentário:

  1. Muito bom e bem didático!
    Deus o abençoe e te inspire sempre!
    Rita Ragazini

    ResponderExcluir