quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Deus de aliança


Miqueias 7:20 Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Miqueias que significa “quem é como Senhor”

Acredita-se que ele era de origem humilde, talvez ai está o seu destaque no livro, o povo sendo explorado... A mensagem é de juízo, mas ao mesmo tempo de restauração, amor. Miqueis está denunciando a idolatria, materialismo, os falsos mestres, tudo girando em torno do dinheiro e vantagens...Miqueias 3:11Vossos líderes ajuízam debaixo da influência de subornos, seus sacerdotes ministram visando lucro, e até vossos profetas fazem revelações em troca de prata. E pior, ainda ousam apoiar-se no SENHOR, alegando: “Eis que Yahweh está no meio de nós. Nenhuma desgraça virá sobre nossas cabeças!”  Não muito diferentes nos dias de hoje onde muita gente paga para ouvir mensagens de paz e prosperidade,  se você não pagar, alguma maldição cairá sobre você, veja Miqueias 3:5 os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz, mas ameaçam com guerra os que não lhes dão nada.



Aqueles que deveriam ser referencia de temor a Deus estão sendo denunciados, no entanto o profeta trás uma promessa de livramento. A vinda do messias cap 5:2 .

A única fonte de esperança para nós está em Deus 7:7 Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.  Miqueias vê toda aquela situação de exploração, ganancia, idolatria e sabendo que viria o juízo de Deus, ele deposita sua esperança em Deus. Não há outra esperança se não Deus. Sua única fonte de luz nesta escuridão é Deus.

No livro de Miqueias há quase um dialogo entre ele e Deus, várias perguntas, o pastor citou 10,duas aqui. Cap 6:3 Deus pergunta: O que eu fiz a Vocês? Eu abençoo vocês e vocês dão as costas para mim?  Me chamou a atenção: O que Deus requer de nós? O povo abrindo o coração se quebrantando cap 6:6-8 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? 8Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Deus não quer que sejamos um religioso. Será que isso é demais, praticar a justiça? Será que é caro andar humildemente com Deus? Pesado amar a misericórdia?  Será impossível?

Justiça = viver retamente e mostrar a justiça de Deus na nossa vida

Humildade = Jesus sendo Deus se fez servo

Misericórdia =  perdoar, bem aventurado aquele tem misericórdia, alcançara misericórdia.



No final do livro de Miqueias cap 7:18-20 Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. 19Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20Mostrarás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia, as quais juraste a nossos pais, desde os dias antigos. 

Quem aqui é merecedor da benção de Deus? Quem aqui é mais especial que qualquer outro pecador que anda pelas ruas da nossa cidade? Ninguém. Todas nós carecemos dessa graça. A infidelidade humana é o pano de fundo para o anuncio do Messias, Salvador e ressalta a fidelidade de Deus. Somos falhos, imperfeitos. Deus pensa: já que vocês são imperfeitos, pecadores, vou enviar aquele que é perfeito, capaz. santo, santo, santo.  Deus de aliança, Deus de promessas. Deus fez uma aliança com Adão, Gn3:15, Noé Gn9, Abraão Gn12:1-3, Jacó Gn28:13, Moises Dt, Davi. Por fim a ultima aliança Mt 26:28. Este é o sangue da nova aliança, pra remissão, perdão dos pecados, disse Jesus. As alianças de Deus são inquebráveis. A aliança de Deus não é como a dos homens que casam pensando já no divorcio...Deus não é assim. Deus não muda, as promessas de Deus são eternas...e Jesus selou as promessas 2Cor1:18-22 Deus fez uma aliança com você.

Você conhece as promessas de Deus? Você crê nas promessas . A salvação é pela fé e não por obras para que ninguém se glorie Ef2. Qual a sua certeza de salvação e vc responde: a porque sou um cara bom, bom marido, etc, então vc não crê que a salvação é pela fé, vc crê que são pelas obras. Na maioria das vezes vemos: quer vir pra Jesus? Então faça isso, isso , isso... a gente esquece de dizer creia, arrependa-se de seus pecados e creia, é pela fé...Estar na aliança Deus assegura paz e confiança. Saber que Deus é Deus de aliança e que Ele não nos abandona no meio do caminho, não nos da o divorcio, não muda o contrato. Deus é fiel apesar de nós

A fidelidade de Deus na aliança nos trás salvação.

Jo10: Aqueles que o pai me der de maneira alguma lançarei fora, saber que Jesus é fiel me trás segurança de salvação, eu sou salvo não porque sou bom, eu sou salvo pq Jesus me prometeu que vai me segurar, não vai me lançar fora. Salvação é com a pessoa e Deus, não compete a mim nem a vc. Disse Paulo 2Cor13 Examine-se cada um a si e vê se vcs estão de fato na fé,. isso é uma avaliação pessoal. 

Aquele que se arrepende  alcançara a misericórdia - Prov 

Se arrependam e creiam e seus pecados serão perdoados – At

Qual é a feiura de seu pecado? Tem coragem de contar? Não precisa contar...

DEUS é Deus de aliança perdoador e restaurador

Deus mantem a aliança perdoando e restaurando o infiel

Em Jesus, Deus fez uma nova aliança, sejamos fieis. 

Que Deus nos ajude!

Célula 20/10/2015   

Nenhum comentário:

Postar um comentário