quarta-feira, 13 de maio de 2015

O dinheiro pode ser benção como também pode ser maldição em nossas vidas.

Tiago 5:1-6
1Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. 2As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; 3o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. 4Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. 5Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; 6tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.

O dinheiro pode ser benção como também pode ser maldição em nossas vidas.



O dinheiro tem um poder enorme, pode nos cegar. Eu quero, eu preciso, tenho que comprar, ter, ter, possuir, acumular mais e mais, como se sua vida não fosse ter fim aqui. Cego, a ponto de fazer qualquer negocio para telo, até vender a mãe ou a alma ao Diabo. Servo do dinheiro, sempre quer mais e mais como alguns que adquirem riquezas enganando outros, aproveitando do momento de fragilidade do outro, agiotagem, comprando barato por um preço injusto porque o outro está necessitado, falsificando, sonegando, propina, dinheiro desonesto, sujo.
O objetivo de nossas vidas não é o dinheiro e sim glorificar a Deus. Filipenses 4: 12-13 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Posso tudo naquele que me fortalece. Interessante que as pessoas gravam esse versículo 13 “posso tudo naquele que me fortalece” e não grava o 12 e segue insatisfeitos, sempre querendo mais e mais afinal, posso tudo naquele que me fortalece.
Que problemão terei se eu quiser levar uma vida longe da minha realidade, nunca satisfeito, contente como disse Paulo. Seja fiel no pouco. Comprou? Tem que pagar. Pegou emprestado? Devolve, pague. Está devendo não consegue honrar? Negocie. Antes de fazer um churrasquinho com o vizinho do lado, pague o vizinho da frente.  Pare, pense, analise é realmente necessário, não faça divida por impulso. Compramos o que não precisamos com o dinheiro que não temos para mostrar ao vizinho ou porque está na moda, tudo mundo tem...
Devemos ser sal e luz no mundo. Vivemos no mundo, mas o quanto do mundo está em nós, corrompendo nossa alma, engordando nossos corações, nossos olhos? O problema não é o quanto possuo de dinheiro, mas o quanto o dinheiro me possui, alimentando minha vaidade, meu orgulho, provocando acepção de pessoas, tratando-as de acordo com o que elas possuem. Alimentando a avareza, ganancia, idolatria, ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Mt6:24
De fato, não há problema em ser rico, próspero, em ser um homem de posses, bem sucedido perante a sociedade. Não há problemas em se dedicar aos estudos, se preparar para ser um bom profissional, não para que seja o melhor, mas que seja honesto e responsável, de caráter, exercendo com amor sua profissão. De fato, não há problemas em se vestir bem, comer bem, andar em um carro confortável e viajar com a família nas férias e conhecer novos lugares. De fato, não há problema em ter uma reserva caso precise num imprevisto. Não há problema você receber seu dinheiro honesto de um trabalho honesto. Dinheiro Justo, limpo...  
Jamais será problema  manter uma vida equilibrada, sensata, de acordo com os  recursos que tem, com as  possibilidades que tem, de acordo com a realidade. Abençoado e abençoando. O problema é não ser grato a Deus. O problema é quando não há generosidade, coração gordo acumulando mais e mais vaidades, vivendo nos prazeres, fechando os olhos para o próximo. Quanto mais generosidade no seu coração, mais abençoado será, mais cheio de graça será a  sua vida.
Dinheiro, precisamos dele para manter nossas vidas, socorrer, enfiar a mão no bolso e ajudar alguém...Enfim, o dinheiro está ai para servir e não para vivermos em função dele, escravos dele.

Que o Senhor nos ajude.

Nele, estamos sempre contentes seja qual for a situação. Filipenses 4: 12-13

Baldim 12/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário