quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Servir com o coração Humilde



 Servir com o coração Humilde

O que é humildade?


Humildade significa  terra fértil, vem  da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade
Humildade é assumir, seus direitos e obrigações, erros e culpas  sem resistir,agir diferente disto, é uma arrogância e uma negação da sua origem. A humildade é uma virtude humilde, porque quem se vangloria da sua, na realidade pode ter falta dela. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo. Não subestimam, nem supervalorizam fatos, pessoas, coisas ou a si mesmos!
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausência de orgulho. A humildade consta em muitos textos da Biblia, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.



Joao: 13:1-5
 1Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. 2Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, 3sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, 4levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.

Eu fico imaginado, aquela ultima ceia, alguém cedeu o local, alguém arrumou a mesa, os lugares, com todo carinho alguém fez a torta de frango com massa podre, Judas que era o tesoureiro liberou a grana para o pão de metro, outro levou a bebida...blz! Tudo pronto, estavam todos satisfeitos com o trabalho.    
Mas quem lavaria os pés?? Certos serviços ninguém quer... só Jesus na causa como diz o outro...

Na época de Jesus usavam-se sandálias, o pó tomava conta dos pés da moçada. Quando chegava uma visita em casa, logo vinha um escravo, um servo, para lavar os pés...

Que atitude de Jesus, sendo ele Deus, se humilhar... Devemos fazer o mesmo: A humildade é necessária em casa, no trabalho, na igreja, no trânsito. Sem humildade fica difícil o casamento, humildade para aprender, para pedir perdão, humilde para reconhecer nossos erros, fraquezas...

Tempos difíceis, orgulho, inveja para chorar com os que choram vc encontra muitos, mas para alegrar com os que se alegram muitos sentem esta dificuldade, preconceitos, religiosidade cega onde tudo é motivado para o EU, o amor se esfriando, confiança o que vc fala e pra quem vc fala, tempos difíceis...

Cada um lave seus pés! Cada um cuide da sua própria sujeira. Foi isso que Jesus falou, propôs? Não, ele surpreendeu a todos, levantou tirou a capa, pegou uma toalha amarrou na cintura, encheu a bacia d’água, com atitude, surpreendente, se colocando como servo, escravo e humildemente abaixou-se e lavou os pés do discípulos, inclusive de Judas... será que estamos preparados para lavar os pés uns dos outros? Mesmo no caminho, no chão da vida, é inevitável que sujemos nossos pés. Estamos preparados para ouvir e ser ouvidos? Servir com o coração humilde... sem fazer da sujeira do outro inferno e sim ajudar a limpar. Servindo com amor, perdoando, misericórdia, servindo com seu dom, cooperando, exortando, doando... um copo d’água.

Jo13: 14Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. 15Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz. 17Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.

Seremos felizes servindo com a motivação correta, que não é pela recompensa, gratidão ou reconhecimento.
E sim por AMOR 

Estudo para célula dia 18/11/2014 
Baldim                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário