terça-feira, 7 de agosto de 2012

As duas faces de um escândalo


Texto-base: Lucas 7:36-50.
Versículo-chave: “Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.” (v. 39). “E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?”
(v. 49).
Analisando bem a conduta, o caráter e a personalidade de Jesus, era alguém extraordinário. Alguém que calmamente atendia o convite de um fariseu para comer em sua casa, embora fosse totalmente contrário à conduta dos fariseus – sempre retratados como hipócritas – mas conseguia abstrair sua conduta do amor que tinha por essas pessoas, pecadoras que careciam de seu amor.
O fato que mais chama a atenção no relato é que Jesus não julgava aqueles que se aproximavam dele com inteireza de coração e expondo sua condição de pecadores. A única ressalva era contra aqueles que vinham a si com pensamentos maus.
Vamos ao contexto de nosso texto base. Jesus atendeu ao convite de um fariseu para comer em sua casa. Lá estando, entrou uma mulher, pecadora, e começou a lavar-lhe os pés com suas lágrimas, secando com seus próprios cabelos e em seguida, derramando sobre os pés do Mestre um cosmético caro e valioso, talvez aquilo que tinha de mais valioso entre seus bens.

Este foi o fato desencadeador de uma série de comentários, que expõem bem a natureza de um pecador que é dado ao escândalo, de um lado, que se escandaliza com tudo, de outro, se torna agente do escândalo, ou seja, aquele por meio de quem vêm os escândalos.
O primeiro aspecto no caráter de uma pessoa que se escandaliza é que lhe falta intimidade com Deus. Quem facilmente se escandaliza não tem o menor conhecimento acerca de Deus, de Seus mistérios, de como Ele age.

Em várias ocasiões, Jesus, antes de curar alguém, primeiro lhe perdoava os pecados. Isso era motivo de escândalo. Desconheciam que Jesus tinha poder tanto para curar um paralítico, quanto um cego, quanto para perdoar pecados. A ignorância de uma pessoa escandalizável é tamanha, que até distorce o sentido da lei, e censura Jesus e Seus discípulos por que comiam sem lavar as mãos (Marcos 7:20) ou apanhavam espigas em dia de sábado (Mateus 12:1-8).
Pedro se escandalizou quando Jesus predisse Sua própria morte, afirmando que assim era necessário ocorrer (Mateus 26:31-33). Não sabia ele que a vontade de Deus era essa e que estava determinado desde antes da fundação do mundo (Apocalipse 13:8).
Para um hipócrita, uma pessoa que não tem intimidade com Deus, que não procura aprender o que de fato o Senhor quer ensinar através da Sua palavra, sempre encontra um motivo para se escandalizar. Vejamos:
“Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores.”
(Lucas 7:33-34).
Não é o que temos visto atualmente nas igrejas? Se alguém come pão e bebe vinho – esse pecado considerado quase digno de morte, por falta de uma correta interpretação bíblica – tem demônio, é pecador, está excluído do Céu. Se, por outro lado, um crente se abstém de muitas coisas, em certas ocasiões por um negócio particular que tem com Deus e só as partes envolvidas sabem o porquê de tal abstinência, é taxado de santarrão, de ultrapassado, quer chamar atenção para si ou é um ignorante.
Se Deus não opera na igreja, tem crente em pecado – algumas vezes, isso é a mais absoluta verdade -, se Deus derrama de Sua Glória e cura, batiza, salva a muitos, opera maravilhas, é um profeta que está agindo pela carne.
Em resumo, um escandalizável nunca está satisfeito. Assim eram os fariseus hipócritas.
Porém, o pior lado de um escandalizável é que, por estar tão afastado de uma comunhão com Deus, de conhecimento de Sua Vontade – pode até ser profundo conhecedor, mas não praticante – começa a se julgar acima do bem e do mal, que não pode ser tratado como os demais mortais, as ovelhas pequenas do rebanho do Senhor.
Ah, como temos visto ultimamente pastores, pregadores e outras pessoas de destaque envolvidas em escândalos, arrastando na lama o nome do Senhor Jesus, talvez por já se acharem num patamar de santidade que não podem ser enquadrados no conceito de santidade que o Senhor delimita para todos os crentes, indistintamente.
O escandalizador já não vê pecado onde deveria ver, coa um mosquito e engole um camelo (Mateus 23:24), mas enxergam pecado onde na verdade há pureza: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” (Tito 1:15).
Tão contaminados estão os pensamentos do escandaloso que, além de se escandalizar com tudo, passa a cometer atos que servem de escândalo aos demais, fugindo totalmente daquilo que ensina de fato a Palavra de Deus. E saem a praticar pecados mil, seguindo sua própria vã vontade e consciência, cauterizada já pela ausência do Espírito da Verdade.
O hipócrita ensina uma coisa, e cobra outra de quem ensinou. Não há mais consciência e prática em suas palavras. São semelhantes a sepulcros caiados, aparentemente limpos por fora, mas cheios de podridão em seu interior. Esses são aqueles por meio dos quais vêm os escândalos.
O fariseu do texto em destaque se achava melhor do que aquela pecadora que lavava os pés de Jesus com suas lágrimas. Fariseus, hipócritas, escandalosos geralmente têm um alto conceito de si mesmos, se acham puros demais, talvez cheguem a orar em voz alta em praça pública expondo a Deus todos os seus dons e carismas, esquecendo de seus pecados, por exemplo.
Porém, atentemos bem para a história. Quem teve os pecados perdoados? O pecador que batia no peito e expunha seus pecados a Deus, implorando por Seu perdão, ou o fariseu que se achava acima do pecado?
O fariseu que censurou Jesus por aceitar o gesto de amor e humilhação de uma mulher pecadora, ou a mulher que lavou os pés de Jesus com suas próprias lágrimas, na certeza lágrimas de arrependimento, tanto que provocaram o perdão do Mestre.
Quem continuou pecador? A mulher ou o fariseu? Quem foi que de fato causou um escândalo? A mulher pecadora arrependida ou o fariseu? Depende do ponto de vista de quem olhe.
Se você for um crente temente a Deus, vai admirar a conduta da mulher e censurar a do fariseu.
Porém, se você for do tipo que se acha santo demais, achará que não há nenhuma necessidade de se derramar em lágrimas aos pés de Jesus, implorando por Seu perdão.
De que lado você está?
Lembre-se apenas de que, quem com Jesus não ajunta, espalha e quem não é a favor do Mestre, só servirá de escândalo, e será contra o Senhor (Mateus 12:30).
Pare de se escandalizar, pare de escandalizar outros e molhe os pés de Jesus com suas lágrimas. Talvez assim ele tenha misericórdia de ti.
Por Magno Kleiber Maia
Magno Maia
dia 9 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário